Bole (= pense, determine) & Role (= agite, realize). Dicas de programação, cultura, entretenimento e aperfeiçoamento.
10.11.11
Cinusp : Mostra Imagem e Colapso
A contradição entre o real e o falso, a observação e a intervenção.
A imagem ao representar o real denuncia a si mesma como construção, encara estes dois problemas cinematográficos - o retrato e o artifício - como uma potência poética.
11/11 sexta
Sombras 16h
Ellie Parker 19h
Sombras (Shadows) Direção: John Cassavetes
EUA, 1959, 87’, 16 mm Classificação Etária: Livre
Elenco: Ben Carruthers, Lelia Goldoni, Hugh Hurd.
Sinopse: Na trama, Leila é negra e se apaixona por um branco. Mas quando ele conhece os irmãos dela, o relacionamento começa a ruir. A produção gira em torno desses três irmãos negros, que convivem com amores e preconceitos. Filme de estréia como diretor de John Cassavetes, considerado um dos pais do cinema independente norte-americano. A interpretação das personagens foi realizada por alunos de um seminário sobre teatro ministrado pelo próprio diretor; o filme se apresenta (textualmente em uma cartela) como registro dos improvisos desses estudantes. Verdade ou não, a obra conserva em si essa instabilidade: da câmera, da interpretação e do jazz.
Ellie Parker Direção: Scott Coffey
EUA, 2005, 95’, DVD Classificação Etária: 14 anos
Elenco: Naomi Watts, Rebecca Riggs, Scott Coffey, Mark Pellegrino
Sinopse: Ellie Parker é uma mulher que vive tentando um papel de atriz em algum longa-metragem. Ela constantemente muda de roupa, maquiagem e personalidade, indo de um lado para outro para participar de entrevistas de elenco. Para piorar ainda mais sua situação, seu agente Dennis está prestes a dispensá-la, o que ainda não fez por não saber como lhe dar a notícia.Escrito e dirigido pelo roteirista de “Cidade dos Sonhos”, o filme parece retomar a personagem interpretada por Naomi Watts no filme de David Lynch, mas dessa vez é uma câmera crua que a segue por Los Angeles, sendo a interpretação de Ellie colocada em xeque assim como a da atriz que a interpreta (Naomi Watts).
14/11 segunda
A Terceira Geração 16h
Acossado 19h
A Terceira Geração (Die dritte Generation) Direção: Rainer W. Fassbinder
Alemanha, 1979, 111’, DVD Classificação Etária: 16 anos
Elenco: Harry Baer, Kark Bohm, Margit Carstensen
Sinopse: Comédia em seis partes. Inverno 1978-1979 em Westberlin. Um grupo de jovens - unidos menos por suas convicções políticas do que por seu comportamento reservado (a sua palavra de código é: “o mundo como intenção e idéia”) - cai na clandestinidade após o assassino Paul, ser morto pela polícia. Os terroristas resolvem então sequestrar Peter Lurtz o representante de uma empresa de computadores nos EUA.
Fassbinder é um dos mais celebrados cineastas do Cinema Novo Alemão. Famoso por sua estética melodramática, altamente estilizada e evocativa ao cinema hollywood. “A Terceira Geração” - no qual o cineasta foi responsável pela direção, roteiro e fotografia - contém este traço estilizado do autor. Mas neste suspense paródico a articialidade aparece de forma mais ferina e contraposta a sequências estéticamente áridas, colocando este filme como caso a parte na filmografia do autor.
Acossado (A Bout De Souffle) Direção: Jean-Luc Godard
França, 1959, 90’, DVD Classificação Etária: 12 anos
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg, Daniel Boulanger, Jean-Pierre Melville
Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard ruma para Paris. No caminho, mata um policial que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi, uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Primeiro longa-metragem de Godard; o filme já contém alguns dos procedimentos desconstrutivos aplicados pelo cineasta ao longo de sua carreira, sendo eles aqui aplicados a uma narrativa de “faroeste urbano”. A interpretação estilizada de Belmondo, os grandes planos-sequência pelas ruas e galerias em Paris e os improvisos entrecortados contribuiram para o desenvolvimento dessa estética desconstrutiva. O filme foi emblemático na construção da Nova Onda francesa (Nouvelle Vague).
15/11 terça
Acossado 16h
Ellie Parker 19h
16/11 quarta
Artistas na Cúpula do Circo: Perplexos 16h
A Terceira Geração 19h
Artistas na Cúpula do Circo: Perplexos (Die Artisten in der Zirkuskuppel: Ratlos)
Direção: Alexander Kluge
Alemanha, 1968, 103’, DVD Classificação Etária: 16 anos
Elenco: Hannelore Hoger, Alfred Edel, Siegfried Gaue, Bernd Hoeltz, Kurt Jürgens
Sinopse: Assim como seu pai, antigo proprietário do cirso, Leni Peickert, dona do lugar, também quer levar o desempenho artístico a seu ponto máximo. Ao mesmo tempo, seu ideal é a naturalidade. Ela quer mudar o circo, mas suas inovações levam a empresa à bancarrota. “Se o capitalista faz aquilo de que gosta,/ e não aquilo que lhe traz vantagem,/ Não recebe apoio de ninguém”.
Autor do Cinema Novo Alemão que ainda produz. Neste filme, Kluge parece questionar o próprio empreendimento cinematográfico. Como em outros filmes seus, o autor se utiliza da narrativa desarticulada e da justaposiçao de fragmentos - Filmagens de arquivo, sequências documentais e ficcionais- como recurso de construção e evidenciação de sua tese.
17/11 quinta
Ellie Parker 16h
Artistas na Cúpula do Circo: Perplexos 19h
18/11 sexta
A Terceira Geração 16h
Os Idiotas 19h
Os Idiotas (Idioterne) Direção: Lars Von Trier
Dinamarca, 1998, 117’, 35 mm Classificação Etária: 16 anos
Elenco: Bodil Jorgensen, Jens Albinus, Anne Louise Hassing, Troels Lyby
Sinopse: Grupo de amigos forma uma sociedade a parte, dedicados a explorar todos os aspectos da idiotice como valor de vida.
Rodado todo em vídeo, este é o segundo filme reconhecido pelo Dogma95. Segue as dez regras decretadas pelo movimento relativas à produção, entre elas: filmagens em locação, câmera na mão, sem equipamento especial de iluminação. A radicalidade do filme vai além das regras do Dogma: a câmera está presente no próprio espaço de cena, a interpretação é desconcertante, as situações que a envolvem se tornam de um realismo perverso.
21/11 segunda
Sem Essa, Aranha 16h
A Concepção 19h
Sem Essa, Aranha Direção: Rogério Sganzerla
Brasil, 1970, 92’, DVD Classificação Etária: 14 anos
Elenco: Helena Ignez, Jorge Loredo e Maria Gladys
Sinopse: Banqueiro vive perigosamente e dividido entre três mulheres: uma loira, uma morena e outra negra - essa a sua verdadeira paixão. Entremeado por números circenses, musicais, striptease, este é o último filme da produtora BelAir, associação de Sganzerla e Bressane que gerou 6 filmes em 6 meses (três filmes de cada diretor).
“Sem Essa Aranha” teve sua filmagem terminada às pressas, com o diretor saindo do país com as latas do filme nas mãos. O Filme carrega essa urgência, constituído de longos planos sequência, nos quais a própria técnica (e suas eficientes deficiências ) é suporte do momento e das performances de Jorge Loredo (conhecido pela personagem Zé Bonitinho) e Helena Ignez.
A Concepção Direção: José Eduardo Belmonte
Brasil, 2005, 90’, 35 mm Classificação Etária: 18 anos
Elenco: Matheus Nachtergaerle, Milhem Cortaz, Rosanne Mulholland, Juliano Cazarré
Sinopse: Alex, Lino e Liz são filhos de diplomatas, que vivem juntos em Brasília e levam uma vida entediada. Até que surge em suas vidas uma pessoa sem nome e sem passado, que se chama X e propõe viver um dia sem qualquer impedimento. X propõe um movimento chamado Concepcionismo, que consiste na morte ao ego e em seguir o caminho do excesso, a construção e desconstrução diária de novas identidades, o movimento é encampado pelo trio de amigos.
O Longa-metragem de Belmonte gerou afetos e desafetos pela crítica. Constituído de múltiplas texturas, o filme transita entre os registros “midiáticos” dos eventos e a narrativa descrita por um narrador oculto. Recortados e montados como uma narrativa externa, os fragmentos dão pistas contraditórias do que teria sido, quanto tempo durou, ou se aconteceu realmente o “Concepcionismo”.
22/11 terça
Artistas na Cúpula do Circo: Perplexos 16h
Sem Essa, Aranha 19h
23/11 quarta
Os Idiotas16h
Exibição Especial: Zatoichi 19h
Projeto Cinema e Corpo
(com a palestrante Christine Greiner)
24/11 quinta
A Concepção16h
Os Idiotas 19h
25/11 sexta
Sem Essa, Aranha16h
A Concepção 19h
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário